Free Web Hosting Provider - Web Hosting - E-commerce - High Speed Internet - Free Web Page
Search the Web

Serviço Brasileiro de Transmissão = MEDIDOR DE ROE ....

                             
Como medir Ondas Estacionárias ou Roe
 


Figura 1


Olhando para a figura 1 vemos a frente de um dos mais conhecido rádio px. O famoso Cobra 148 GTL, e é nesse modelo que vamos aprender como se mede a onda estacionária, ou R-O-E. Depois nos outros modelos como: Os rádios: Voyager, Alan, Ranger, o método é bem parecido, ficando fácil de efetuar as medições. Vemos pela figura 1 o botão duplo com a inscrição de Gain-Swr Cal, para a medida usaremos o de dentro Swr/Cal e também o outro botão ao lado desse que tem as posições S/RF depois CAL e por fim SWR.

 


Figura 2


Figura 3

Então vamos lá. Conecte o rádio na antena a ser verificada coloque o PTT e ligue o rádio. Agora como mostrado na figura 2 coloque a chave na posição CAL. Segure o PTT (Microfone) apertado e no botão do lado esquerdo que é duplo, gire o botãozinho de "dentro" SWR/CAL e vá olhando no ponteiro do S-Meter até que fique bem encima da setinha vermelha como mostrado na figura 3.

Solte o PTT e mude a chave de CAL para SWR como mostrado na figura 4, aperte o PTT agora você terá a leitura da onda estacionária da sua antena. É só olhar para o ponteiro do "vu" e conferir, se estiver encima do número 1, maravilha sua antena esta ótima! Se estiver sobre o número 2 ainda estará dentro do aceitável, mas se passar de 2 é melhor acertar a antena ou o cabo, até que consiga o menor nível da relação onda estacionária.

 

Figura 4

Depois de conferir a R-O-E da sua antena volte a chave na posição
S/RF como mostrado na figura 5, para que possa monitorar o sinal de RX do seu Tranceptor.
Agora que a estacionária está ok, é só chamar CQ e fazer ótimos contatos.


Figura 5
 

" SOCIEDADE SERVIÇO BRASILEIRO DE TRANSMISSÃO"

MEDIDOR DE ROE

Voltar